A influência religiosa nas novelas brasileiras

A novela já foi para o telespectador, ou ainda é, uma das maiores ferramentas de entretenimento do Brasil. As novelas com um bom texto, enredo e atores, chega a pelo menos 50 pontos de média em São Paulo (um ponto equivale a 60,2 mil domicílios), por exemplo Fina Estampa que chegou ao fim, semanas atrás. São milhões de pessoas assistindo, e sempre há uma influência.

Mas o que o público as vezes não percebe, é que as novelas brasileiras tem uma forte influencia religiosa, o que eu acho completamente errado. A Globo, é uma das emissoras que mais aposta nestes temas.

No ar atualmente, Amor Eterno Amor  reflete o tema espiritismo, onde as pessoas acreditam que quando alguém morre vai para um outro plano e nós humanos temos capacidade de nos comunicar com eles. Já é uma influência para o telespectador acreditar naqueles relatos. Apesar da trama abordar o desaparecimento das crianças, e ajudar mães, exibindo fotos de crianças desaparecidas nos créditos finais da novela. A Globo também costuma influenciar o catolicismo.

A novela deve passar a realidade, com imparcialidade. Entreter é a melhor forma de segurar o telespectador. Ou um drama. Depende de cada história. Mas sem fundos religiosos. Abordar temas atuais também é uma alternativa, as drogas, a agressão a mulher, educação no Brasil, entre outros.

Entretanto nos créditos finais de Amor Eterno Amor, e nas outras novelas da Globo, aparece uma mensagem alertando o telespectador que suas histórias não tem compromisso com a realidade. Mas você acha que todos prestam atenção?.

Não são só as novelas que tem influências religiosas, as emissoras como Record, Band e Rede TV também exibem programas religiosos que incentivam a seguir aquela religião. Então, a TV precisa de mudanças, tanto nesses aspectos, quanto em sua programação. A televisão está se desgastando e passando parcialidade.

About these ads

1 pensamento em “A influência religiosa nas novelas brasileiras

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s