Internet: as vantagens e desvantagens de seu uso

A internet, hoje em, é uma das maiores e utilizadas do mundo. A era da tecnologia já é acessível à maioria da população. No Brasil, a rede virtual aumentou de usuários de 27% para 48%, entre 2007 e 2011, segundo dados da Fecomércio RJ/Ipsos.

Hoje, Facebook e Twitter lideram a lista de usuários entre as rede sociais. O Orkut, sucesso antigamente, foi esquecido praticamente. Com o conhecimento mais avançado, blogs são criados diariamente por esses usuários, mas tanto para as rede sociais e blogs, é abordados tanto para vantagens, quanto para desvantagens.

A internet deveria ser usada com moderação, mas com um senso crítico. Por que será que criei esse blog?. Quem sabe para uma melhora e um conhecimento melhor para quem ler meus textos, aprender também é importante. Fazer grandes movimentos, dedicar um dia, pelo menos virtualmente, contra ou a favor a um movimento como Agressão a Mulher, Preconceito, Doação de Sangue, entre outras coisas. Existe, mas poucos aderem.

A notícia, hoje em dia, é apenas ter um acontecimento importante, que em 2 minutos já está circulando. Não precisamos esperar o jornal do dia seguinte. Isso é uma vantagem. Mas há também notas, principalmente em sites/blogs de famosos, que são totalmente falsas e caluniosas, que apenas tem o objetivo de “ganhar” leitores. É o que falam “Não deve confiar em tudo que se ler na internet”.

Pirataria. Que pena que a internet sirva para maus elementos, só para isso. CD’s, DVD’s e músicas estão disponíveis diariamente na rede, ou seja, qualquer um pode baixar, gravar num CD e sair vendendo por aí. Quem sai prejudicado?. O artista, que paga para gravadora e não tem retorno de seu trabalho esforçado. Outros cantores, se consideram modernos, e fazem do download à seu favor. Eles colocam suas músicas em páginas exclusivas, e o fã deve pagar pelo download da música. Então,  há controversas.

Para alguns torcedores de futebol, a rede também é a principal ferramenta, para encontros de brigas de times rivais. Lamentável. Será que algum dia o governo fará uma “ditadura” virtual, para saber o que estamos falando ou fazendo?. Tirarão nossa privacida, por causa de poucos, que causam grandes problemas.

Devemos manter a ética, não só em casa, em seu trabalho ou lugar público. E sim, onde navegamos todos os dias. Quem sabe podemos ser a próxima vítima?.

Toquei num assunto importante, as vítimas. A corrupção, mais uma desvantagem. Anúncios de celulares, notebooks, computadores ou máquinas fotográficas tem às milhas na rede e quem cai nesse golpe, pode sair prejudicado, sem o dinheiro e o produto. Precisamos se informar mais, ser inteligentes. O principal alvo desses maliciosos são os paraquedistas, aqueles que são “novatos” na rede.

A mudança tem que vir de nós mesmos. Fazer um bom aproveito da internet, pensar no que vai fazer nela, será uma melhora para mim, você e todos que usam a rede. Fica a dica.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s